Após multas, Aneel convoca dirigentes

O diretor-geral interino da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, disse hoje que dirigentes e acionistas de empresas do setor elétrico estão sendo chamados para “conversar” após constatadas falhas na qualidade dos serviços ou mau atendimento dos usuários. “Muitas vezes, a multa não é suficiente. É preciso desdobrar essa responsabilização no âmbito do acionista”, disse o diretor.

 

Ontem, a agência aplicou multa recorde, de R$ 7 milhões, para a infração de mau atendimento dos consumidores. “Validamos a multa que foi aplicada à Ceee [Companhia Estadual de Energia Elétrica, do Rio Grande do Sul]”, disse. “Mas, muitas vezes, multar só piora a situação da empresa. Se não houver consequência dentro da administração da empresa não é suficiente”, explicou.

 

Por este motivo, Rufino disse que está organizando ações “mais efetivas”. Uma delas é a convocação de dirigentes e acionistas das elétricas para cobrar a reversão dos problemas identificados na prestação do serviço. “A Aneel também está preocupada com essa questão qualidade”, frisou. Romeu Rufino participou hoje de audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, que discutiu a confiabilidade do sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica e os recentes apagões ocorridos no país.