Após confronto, Estado pede e Governo envia tropas federais para conter conflito em MS

O Governo Federal enviará 110 homens da Força Nacional, para ajudar a conter os conflitos entre fazendeiros e indígenas em Sidrolândia. O pedido foi feito pelo governador André Puccinelli (PMDB), nesta terça-feira (4), após confronto entre índios e fazendeiros na fazenda São Sebastião em Sidrolândia.

As tropas federais serão mobilizadas nesta quarta-feira (5), e devem chegar até quinta ao Estado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou na noite desta terça, o envio das tropas federais.

Ainda segundo o ministro, o número do efetivo da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul poderá ser ampliado. Cardozo disse que a Força Nacional poderá auxiliar a PF e a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento e Operações Especiais), no auxílio da reintegração de posse da Fazenda Buriti, porém tal determinação tem que ser feita pela Justiça.

Os conflitos em Sidrolândia, pioraram depois da morte do índio terena Osiel Gabriel, de 35 anos, durante confronto, além de outros três índios que ficaram feridos durante ação de reintegração de posse da fazenda Buriti, comandada pela Polícia Federal, na última quinta-feira (30).

Nesta terça-feira (4), em novos conflitos, o terena Josiel Gabriel Alves, de 34 anos, levou um tiro nas costas. O disparo o acertou na região do omoplata (próximo ao ombro), desviou e alojou-se na coluna cervical. Ele não sente as pernas e corre o risco de ficar paraplégico, segundo os médicos

Por volta de 4h, desta terça-feira (4), Josiel estava em grupo na região da fazenda São Sebastião, quando foram feitos disparos contra os indígenas. Josiel que é primo de Osiel Gabriel, disse durante o atendimento médico, que chegou a correr 200 metros, quando foi atingido.

Populares foram quem o levaram de carro, ao Hospital Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silverio Barbosa às 16h30, e depois de ambulância, o indígena foi levado à Santa Casa de Campo Grande. Além do indígena baleado, outros três estão desaparecidos, segundo lideranças.

Além da disputa em Sidrolãndia, os índios querem a ampliação da reserva Taunay Ipegue em Aquidauana, que hoje é de 6,8 mil, para 33, 9 mil hectares. Além do governo estadual, o pedido do envio das tropas da Força Nacional, também foi pela bancada federal na tarde desta terça, em reunião com o ministro da Justiça.