Após cobrança do sindicato, agência Banco do Brasil é fechada por conta do coronavírus em Bonito

Após cobrança do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS), a agência do Banco do Brasil em Bonito foi fechada nesta quinta-feira (14) devido ao risco de contaminação pelo coronavírus. Os diretores do sindicato estão no município para acompanhar a situação dos bancários.

Cinco bancários da agência testaram positivo para a Covid-19 e foram afastados. A esposa de um dos bancários contaminados, que trabalha na mesma unidade, também foi afastada. Com dois funcionários de férias, a unidade passou a funcionar apenas com três bancários. O SEEBCG-MS monitora o caso desde a semana passada e já havia cobrado o fechamento da agência.Os responsáveis pela unidade informaram que todos os protocolos de biossegurança foram seguidos, contudo, o atendimento ao público foi interrompido apenas na última terça-feira (12) e os bancários ainda permaneciam na agência executando atividades internas até ontem (13).

Nesta quinta-feira (14), os diretores do sindicato, Orlando de Almeida Filho e Everton José Gaeta Espíndola, foram até Bonito e finalmente a unidade foi fechada pela gerência.

“O banco estava resistente e só agora, depois de muita pressão do sindicato, é que a unidade foi fechada. Essa é a medida adequada. Manter a unidade funcionando é um risco para a saúde dos bancários, de seus familiares e dos clientes. Sem falar que com o quadro reduzido não há condições de atender a população”, explica o diretor do sindicato, Orlando de Almeida Filho, que é funcionário do Banco do Brasil.

O banco colocou um comunicado na porta da agência informando que a unidade ficará fechada nesta quinta (14) e sexta-feira (15). A reabertura será na segunda-feira (18). A medida está de acordo com o protocolo negociado entre o movimento sindical e a Febraban, que prevê o fechamento de unidades com incidência de Covid-19.

“Desde o início da pandemia, o sindicato não mede esforços para preservar a vida dos trabalhadores. É uma pandemia extremamente grave, infelizmente tivemos perdas de bancários em todo o país. Em nosso Estado, ainda estamos em um estágio crítico de contaminação e, por isso, continuamos a pressionar os bancos na proteção à saúde da categoria”, ressalta o diretor do sindicato.

Até esta quarta-feira (13), 1.232 casos de Covid-19 e 18 óbitos foram registrados em Bonito. Em todo o Estado, são 146.143 casos e 2.609 mortes pela doença, conforme informações do Boletim Epidemiológico da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde.

bonitoinforma