Antônio João: Município lança programa de coleta seletiva de lixo

O Governo Municipal de Antônio João lançou no último dia 14 o programa de coleta seletiva de lixo. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a participação de autoridades e de vários segmentos organizados da sociedade antoniojoanense.

A prefeita Márcia Marques destacou a importância de o município fazer a coleta seletiva no sentido de fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e de cuidar melhor do meio ambiente. “Se trata de uma ação governamental muito importante para que possamos dar uma destinação correta para os resíduos que produzimos. Para ter sucesso precisamos sensibilizar as pessoas de que a colaboração de cada um poderá fazer uma grande diferença na conservação do nosso meio ambiente”, destacou a prefeita.

O secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, disse que o programa de Coleta Seletiva de Lixo está sendo implantado no município com o seguinte lema: “Cidadão bem informado não deixa o lixo jogado”. Ele destacou a presença dos representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e dos vereadores Luiz Ramão Franco Pires (Pistão), Renato Viana e Adriano Brum, que representaram o Poder Legislativo Municipal durante a solenidade.

Secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, falou sobre a preocupação com o futuro e bem-estar das futuras gerações. Fotos: Sivaldo Moreira

“O Governo Municipal está fazendo a sua parte e conclamando  a comunidade para que cada cidadão também faça a sua, o meio ambiente merece atenção e preservação.O Programa nasce para despertar em cada cidadão a necessidade de mudar o modo de tratar o meio ambiente. Para isso precisamos mudar o modo de separar o lixo produzido em nossas casas.Se trata de um trabalho que nasce pensando na limpeza da nossa cidade. A Prefeitura elaborou um plano onde cada bairro de Antônio João terá datas especificas para a coleta seletiva do lixo.Cuidar do meio ambiente é demonstrar preocupação com o futuro e bem-estar das nossas futuras gerações”, destacou o secretário Afrânio Marques.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jayme Schneider fez um detalhamento de como vai funcionar o programa de coleta seletiva. Explicou que os recicláveis serão coletados nos dias impares e o lixo úmido nos dias pares. Ele também falou a respeito do itinerário que os caminhões de coleta vão fazer durante a semana.

A palestra principal da noite foi proferida pelo professor-doutor, Sebastião Gabriel Chaves Maia, das Faculdades Magsul (FAMAG). O palestrante parabenizou o município em tomar a iniciativa de cuidar do lixo produzido pela população e ressaltou a importância de conscientizar e sensibilizar as pessoas de que cada um precisa fazer a sua parte. “Muitas vezes a pessoa tem a consciência de que é errado jogar o lixo em qualquer lugar, mas não tem a sensibilidade e acaba cometendo o erro de causar danos ao meio ambiente em que vivemos”.