Antônio João implanta Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Rio Dourados

(Lile Corrêa com informações da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Habitação)

 

 

A prefeitura de Antônio João, administrada pelo prefeito, Selso Lozano (PT) esta dando sequencia na finalização da primeira parte do“Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Rio Dourados”, pensando na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação das nascentes dos rios do município.

De acordo com a Secretario de Meio Ambiente, Turismo e Habitação de Antônio João, Eraldo Graciano “o programa tem como a formação de um campo de experimentos  de árvores nativas da região e também uma serie de cursos e palestras desenvolvidas através da secretaria, algumas das atividades já foram realizadas, entre elas: Boas Práticas de Higiene na Manipulação, Artes em E.V.A, Fabricação de Biojóias, Fabricação de Doces Cremosos e tabletes, Fabricação de Derivados do Trigo. (Pães, Cucas e Roscas), Administração da Pequena Propriedade Rural, Artesanato de Crochê em Barbantes,  Manejo e Conservação do Solo”.

De acordo com Gestor Municipal de Projetos Ambientais, Bento Westerlan dos Santos Torres “os cursos e palestras são voltados tanto para a população da zona urbana, quanto aos que moram na zona rural, alguns cursos e palestras foram realizadas no assentamento Bagagem e outros no assentamento Vera Nilda”.

Na programação da prefeitura estão agendados novos cursos que serão executados, sendo eles: Montagem de Brinquedoteca Utilizando Materiais recicláveis; Artesanato em Palha de Milho; Produção de hortaliças;  Produção e manipulação de plantas medicinais; Manejo e reprodução de gado de corte e de leite; Fabricação de doces e compotas utilizando frutos do cerrado; Enxertia de tomates; Cooperativismo e Associativismo; Produção de mudas nativas e recuperação de nascentes.

No encerramento do programa haverá uma visitação ao Mercado do Produtor e a apresentação do relatório final do programa.
Para o prefeito Selso Lozano “o programa atende todo o tipo de publico mostrando realmente que a conservação ambiental é um dever de todos, as palestras mostram a realidade do nosso município e com esses cursos fazem com que a população consiga gerar mais de renda para sustentar a sua família,além de preservar o meio ambiente”.