Antônio João é o maior produtor de tomates do Estado do MS

Antônio João é pequeno, localizado na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, em faixa de fronteira, possuindo uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, com uma economia eminentemente agrícola. 
Possui aproximadamente 200 propriedades rurais, entre proprietários, arrendatários e ocupantes, totalizando 87.878 hectares, onde são produzidas diversas culturas.

O Município de Antônio João, através de um projeto, justifica-se diante da necessidade que os pequenos produtores, especialmente os tomaticultores, têm em transportar a produção para outros mercados, dentro ou fora do Estado. 

O Município de Antônio João tem se destacado na produção de tomates, devido à aptidão de seus produtores, ao clima favorável, porém sofre grande dificuldade em comercializar os seus produtos com preços justos, ficando sempre à mercê dos atravessadores, que impõem preços baixos, condições de pagamento desfavoráveis e calotes. 

Cada tomaticultores se auxiliem mais eficientemente os produtores na comercialização da produção de tomates, permitindo acesso direto, sem intermediários, ao mercado consumidor de cidades como Ponta Porã, Campo Grande, Dourados e outras. 

O município possui uma estrutura de beneficiamento de tomates, denominada Packing House, que agrega valor aos produtos através da lavagem, secagem, classificação e embalagem do tomate e que será colocada à disposição dos produtores, juntamente com os caminhões propostos. 

Existe também uma perspectiva de aumento na produção de tomates no município, devido à recente implantação de dois novos assentamentos, constituídos por 172 famílias, que já estão acessando o crédito do Pronaf e que já estão adotando a cultura do tomate como uma de suas principais atividades econômicas. 

Diante desta perspectiva de aumento de produção e diante dos riscos que a comercialização de tomates está sujeita. Deve-se levar em consideração que estes pequenos produtores assentados têm poucas condições de enfrentar tais problemas e necessitam do apoio do governo municipal. (Geraldo Ferreira com informações do SICONV). 

 
 
 
 
  Fonte: Geraldo Ferreira