André repassa recurso para melhoria de um dos principais pontos turísticos da Capital

Campo Grande (MS) – Responsável pela instalação da Feira Central de Campo Grande no lugar onde está hoje, à época em que foi prefeito, o governador André Puccinelli reafirmou o compromisso com os feirantes e frequentadores ao destinar mais um investimento que irá melhorar a estrutura da feira. Durante a abertura do 8º Festival do Sobá, na noite de quinta-feira (8), André assinou convênio que garante o repasse de R$ 427 mil para uma obra de reforma.

O recurso é próprio do Estado, por meio da Secretaria de Produção, e será utilizado na reforma da cobertura. “Estamos auxiliando para que a feira tenha a cobertura termo protetora e com isso fique ainda melhor para os visitantes”, explicou o governador, acompanhado da titular da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa. “A todos que conhecem e gostam da nossa feira: levem para outros Estados que o campo-grandense se orgulha desse lugar, que é uma vitrine para a cidade”, afirmou.

Antigamente chamada popularmente apenas de “feirona”, no fim de 2004, na gestão de Puccinelli, com a transferência para o lugar próximo da antiga estação ferroviária, o espaçou cresceu, ganhou mais admiradores e hoje é ponto turístico gastronômico da Capital, tombado como patrimônio imaterial da cidade pela prefeitura, os governos estadual e federal. As instalações deram mais comodidade a quem visita e trabalha na Feira, e, depois de ter inaugurada ontem uma cobertura do tipo tenso-estruturada que protege os corredores de circulação de pessoas, a feira terá uma segunda etapa de obras, agora com apoio do governo do Estado, para substituição da cobertura metálica comum. A substituição vai fazer, por exemplo, com que os hortifruti durem mais sem a grande incidência do sol.

Para a presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel Soares de Melo, a mudança iniciada há quase nove anos é um marco, e a continuidade do apoio de André Puccinelli, agora como governador, é essencial. “Eu penso que ele ainda é nosso”, brincou. “Valeu a pena o sofrimento do passado, hoje a feira é o coração da cidade. Governador, obrigado pelo seu carinho”, agradeceu.

Durante a abertura do Festival do Sobá, o governador André Puccinelli fez questão de relembrar a história da feira central e destacou o empenho da então prefeitura para criar este novo espaço, assim como o camelódromo, que reuniu em um único centro de compras os vendedores ambulantes da região central. “No dia 18 de dezembro de 2004 foi inaugurada a feira. Havia muitas dúvidas, mas com a confiança de todos, nós conseguimos. E é preciso homenagear a equipe de arquitetura, gente nossa, de carreira, que foi responsável por esses projetos”, citou.

 

Sobá

A tradicional festa da Feira Central homenageia o prato que chegou com a colônia japonesa. Na abertura da 8ª edição, Puccinelli participou com outras autoridades da cerimônia de “quebra do barril de saquê”, uma tradição do evento. A noite também teve show da banda RPM, com expectativa de público de 20 mil pessoas, conforme a organização e patrocinadores.