André recebe visita de festeiros e Bandeira do Divino Espírito Santo em comemoração às festividades na Capital

Campo Grande (MS) – A governadoria recebeu na manhã desta terça-feira (11) a visita dos festeiros e da Bandeira do Divino Espírito Santo como parte da programação da festa religiosa tradicionalmente realizada no município de Coxim há 118 anos. O governador André Puccinelli acompanhado da primeira-dama Beth Puccinelli, recebeu a visita dos festeiros e da Bandeira em seu gabinete. Também participaram da solenidade, o prefeito de Coxim Aluizio São José, o deputado estadual Junior Mochi e o pároco da Catedral São José de Coxim, Micael Adrejwski.
 Para o governador André Puccinelli, a visita dos festeiros e a celebração da Bandeira do Divino Espírito Santo ressalta a importância da espiritualidade, a conciliação e aproximação entre as pessoas. “A festa do Divino é uma festa tradicional do município de Coxim e este ano chegamos a sua 118ª edição. É uma bela celebração em especial a visita dos festeiros a todas as casas de Coxim promovendo a aproximação entre as pessoas. Participo desta festa todos os anos, que nos dá um toque de espiritualidade e reflexão em nossas vidas”, disse o governador, que também fez a sua doação à tradicional Festa.
 
 
Para a festeira do município de Coxim, Ana Carla Fioni, a tradicional Festa do Divino que será realizada no dia 21 de julho, está com uma expectativa maior de público em relação ao ano passado, além de celebrar a crença do Espírito Santo. “As expectativas para a 118ª Festa são as melhores possíveis. Esperamos um grande público não somente na festa, mas também durante a novena. Percebemos uma participação maior da população a cada, tudo isso para nos ajudar a manter a festa e também a crença no Espírito Santo”, disse a festeira.
 De acordo com o Padre Micael Andrejwski, a Bandeira do Divino se tornou uma tradição importante em Mato Grosso do Sul ao aproximar as pessoas da espiritualidade e da reflexão. “A celebração do Espírito Santo e a proteção divina em nossas decisões são os objetivos das festividades. A Festa se firma cada vez mais como um evento sul-mato-grossense, celebrando a família e também o Espírito Santo. Mesmo sendo uma celebração coxinense, a Festa do Divino também vem a Campo Grande preservando a crença nos corações dos fiéis”, disse o padre, que também realizou uma celebração eucarística em ação de graças.
 Segundo o prefeito de Coxim Aluízio São José, a Festa do Divino se tornou um cartão postal da cidade de Coxim e vem crescendo a cada edição, celebrando ao mesmo tempo uma tradição religiosa do Estado. “Viemos estender o convite ao governador André Puccinelli para a grande festa no dia 21 de julho. Nosso esforço está em manter esta tradição que hoje também chega à Capital do Estado. Acredito que seja um grande desafio para a administração mas que também muito gratificante pelos resultados e pela própria mensagem que a celebração passa à população”, disse o prefeito.
 Em Campo Grande, a Festa do Espírito Santo chega a sua 19ª edição, onde no próximo domingo (16) os festejos se encerram com café-da-manhã, missa e almoço, realizados no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural localizado próximo ao Mini Anael Rodoviário – BR 163, próximo a Uniderp Agrária. A Festa do Divino está inserida no calendário cultural do Estado. A lei é de autoria do deputado estadual Junior Mochi, aprovada e publicada pelo governador André Puccinelli no Diário Oficial do Estado.