Alunos de Jardim, Bela Vista, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho receberam premiação do Governo do Estado

Jardim (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul dá continuidade aos investimentos voltados à educação dos alunos da rede pública estadual através do Programa Educação para o Sucesso. Na tarde desta quarta-feira (5), o governador André Puccinelli participou da solenidade de entrega de premiações a 672 alunos de escolas dos municípios de Jardim, Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho. Durante a solenidade realizada na Escola Estadual Antônio Pinto Pereira foram entregues tablets e bicicletas para os alunos que tiveram as melhores notas e assiduidade nas aulas durante o ano letivo de 2012.
 Para o governador André Puccinelli, o Programa Educação para o Sucesso aproxima os alunos cada vez mais do ensino despertando o seu interesse à aprendizagem, além de premiar aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares com tablets – equipamentos considerados atualmente como grande ferramenta de apoio aos estudos.
 “Ficamos contentes em mais uma vez comparecer ao município de Jardim e trazer até estes alunos condições e melhorias que auxiliarão em seus estudos. A educação de Mato Grosso do Sul é destaque pelos investimentos direcionados a este setor. As premiações que acompanham o projeto Educação para o Sucesso este ano vão até o terceiro lugar. Mas a nossa meta é estender esses prêmios ao quinto lugar até o final do meu mandato”, disse André.
 
O governador também destacou a mudança na rotina dos estudantes desde a implantação do projeto na rede estadual de ensino. “É visível a redução do índice de reprovação e da evasão escolar. O programa vai continuar devido a esses resultados promissores, graças ao acompanhamento escolar feito pelos servidores da educação e também aos pais dos alunos que estão recebendo os prêmios”, destacou o governador.
 Premiado pela terceira vez e este ano com um tablet de 7” pela segunda colocação conquistada no ranking de melhor desempenho escolar, Pedro Paulo Dias da Silva, 12 anos, aluno do 7º ano da Escola Estadual Salomé de Mello Rocha é um dos exemplos de empenho na escola, deixando de lado as dificuldades que aparecem no dia a dia. Pedro teve que se submeter a uma cirurgia em 2011, o que acabou comprometendo sua frenquência nas aulas, mas não o seu empenho nos estudos.
 
 
 
“É como se fosse uma história de vida. O tablet me ajudará nos estudos já que hoje não tem como ficar sem tecnologia. São prêmios que nos incentivam a estudar mais. Em 2011 fiz uma cirurgia e fiquei muito tempo sem aula. Quando voltei tive que me empenhar e o resultado foi uma bicicleta como prêmio, no ano seguinte consegui um notebook e agora o tablet”, comemorou o aluno. Com um sorriso estampado ao ver o filho receber mais um prêmio, Rosane Marçal Dias, mãe de Pedro Paulo relembra o esforço de seu filho e parabeniza a iniciativa do governo em estimular a educação nas escolas do Estado.
 “Ele sempre foi um aluno empenhado. Quando ocorreu a cirurgia, pensávamos que eje iria perder o ano devido ao número de faltas. Mas ele buscou estudar a todo momento e foi premiado com uma bicicleta pelas suas notas na época. Em seguida veio um notebook e hoje um tablet. Fico muito contente em participar desta premiação pelo esforço recompensado do aluno. É uma ótima iniciativa realizada pelo governo à educação do Estado”, comemorou Rosane.
 A diretora da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira, Ana Zima Boeira, também destacou a iniciativa do programa Escola para o Sucesso e a mudança da rotina dos alunos, resultando na diminuição da evasão escolar e reprovação. “Acredito que o programa aumentará cada vez mais o empenho dos alunos. É visível o interesse deles em estudar cada vez mais buscando notas altas e um bom rendimento escolar. Além disso, houve melhoria no Índice de Desenvolvimento Escolar e na rotina da própria escola”, ressaltou a diretora.
 Neste ano o Programa Educação para o Sucesso entrega ao primeiro colocado de cada série um tablet de 8” e o segundo melhor aluno um tablet de 7”. Para o terceiro lugar estão sendo distribuídas bicicletas. Somente neste ano, o Estado vai entregar um total de 14.730 prêmios. Além de aumentar a abrangência das premiações do Programa o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem buscando também premiar com um tablet, até 2014, todos os servidores da rede estadual de ensino, além de buscar cada vez mais incentivos para a valorização do grupo do magistério, especialistas e administrativos das escolas.