Análise: por que o clássico contra o Corinthians é importante para o Palmeiras de 2019 e de 2020

Vitória contra o Vasco mantém o Verdão vivo no Brasileirão. Mas o Dérbi tem peso especial

Os três pontos do clássico contra o Corinthians, no próximo sábado, valem os mesmos três pontos que o Palmeiras conquistou contra o Vasco, na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, em uma vitória importante para o time alviverde para a reta final da temporada.

Mas o Dérbi pode ter um peso importante para o Verdão de Mano Menezes e, principalmente, projetando 2020.

+ Leia mais notícias do Palmeiras

Na vice-liderança do torneio nacional com 66 pontos, cinco atrás do Flamengo, o Palmeiras diminuiu a diferença para a primeira posição e conseguiu poupar sete titulares da partida em São Januário – lembrando que o Flamengo joga nesta quinta-feira, contra o Botafogo.Além de Weverton, Marcos Rocha, Vitor Hugo, Diogo Barbosa, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa, que permaneceram em São Paulo, Dudu entrou em campo apenas no segundo tempo da vitória contra a equipe vascaína.Além de aspectos físicos e disciplinares – Weverton e Bruno Henrique estão pendurados com dois cartões amarelos –, o Verdão se preocupou também com o lado emocional que pode representar o clássico do próximo sábado. Principalmente para o torcedor e para o técnico Mano Menezes.
Com a atual comissão técnica, o Palmeiras defende uma campanha com 80% de aproveitamento, com 11 vitórias, três empates e uma derrota. Números muito positivos e ainda insuficientes para uma parte mais exigente da torcida alviverde, sempre com um pé atrás com o trabalho do treinador.

Também por isso que o clássico contra o Corinthians vai além dos três pontos. Uma vitória pode fazer Mano Menezes conquistar mais confiança e assim ter mais tranquilidade para tocar o projeto palmeirense para 2020.

E o jogo de sábado será justamente o primeiro do técnico pelo Verdão contra o time alvinegro.
Na atual temporada, o Palmeiras foi um time que tropeçou em momentos decisivos nos torneios de mata-mata e não venceu nenhum Dérbi, algo que contrasta com a ótima campanha no Brasileirão.

A tarefa palmeirense está longe de ser algo perto de otimista. Isso porque não basta ao Verdão ser perfeito nas sete rodadas finais, ele também precisa torcer por tropeços em sequência de um Flamengo que parece que se acostumou a jogar bem e não tropeçar.

Se a campanha palmeirense é boa, o desempenho dos cariocas impressiona.
Mas, matematicamente, é fato que o Campeonato Brasileiro está aberto, ainda mais imaginando um cenário positivo para os palmeirenses nesta quinta-feira, com o Botafogo conquistando ponto contra o Flamengo, em jogo que será disputado no Engenhão.

Veja a agenda do Palmeiras no Brasileirão:

32ª rodada: 9/11 – Palmeiras x Corinthians
33ª rodada: 17/11 – Bahia x Palmeiras
34ª rodada: 24/11 – Palmeiras x Grêmio
35ª rodada: 28/11 – Fluminense x Palmeiras
36ª rodada: 1/12 – Palmeiras x Flamengo
37ª rodada: 4/12 – Palmeiras x Goiás
38ª rodada: 8/12 – Cruzeiro x Palmeiras

globoesporte