Alunos do Profuncionário conhecem riquezas culturais de Bela Vista em visita técnica

Os alunos do Profuncionário, cursos técnicos de Infraestrutura Escolar (turmas A e B) e de Alimentação Escolar, participaram de uma viagem técnica no município de Bela Vista. O objetivo principal da Coordenação e Tutoria dos cursos, foi oferecer aos alunos a oportunidade de conhecerem uma das mais ricas fontes de informações culturais da região. A cidade de Bela Vista possui características históricas, arquitetônicas, culturais, econômicas, políticas e sociais importantíssimas, que merecem ser observadas com maior atenção por parte dos alunos em sua formação integral, proporcionada pelo Profuncionário.

Orientados pelos tutores Eliana Vargas e Terezinha Nunes Gonçalves (Infraestrutura Escolar) e Nivalcir Pereira de Almeida (Alimentação Escolar), os alunos puderam observar locais que simbolizam diversos momentos impactantes para a História da região de fronteira, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de Ponta Porã.

“Por meio desta visita técnica à Bela Vista foi possível trabalhar conteúdos tais como: a História daquele município, formação, povoamento, desde sua origem e ocupação pelas famílias até os dias atuais.

Conhecer as causas da Guerra do Paraguai (1864-1870). Conhecer cenários dos acontecimentos mais dramáticos da Guerra da Tríplice Aliança. Também avaliar a arquitetura local, através da evolução técnica das construções: passado e presente. Conhecer a história das construções locais e desenvolver reflexões sobre a interação entre sociedade, meio ambiente e educação”, explica a coordenadora do curso, Elizete Cardoso, expondo os objetivos específicos da viagem com os alunos.

O roteiro seguido foi constituído por visitas a prédios públicos, pontos turísticos, construções históricas, entre outros. Num primeiro momento, a turma conheceu a Prefeitura, um prédio histórico construído na década de 1930. Ao lado a Igreja Matriz Santo Afonso e, em frente, o quartel do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A turma também se deslocou até a parte antiga da cidade, com seus prédios históricos, alguns preservados. Casarões, praça, cinema, igreja. Outro ponto de parada para repasse de informações sobre conteúdos relacionados ao meio ambiente e geografia, foi o Rio Apa.

Alunos e professores também estiveram na Igreja de Pedra construção antiga que chama a atenção pelo fato de ter sido feita com grandes pedras sem que haja, entretanto, uso de argamassa ou cimento para fixá-las. E o Nhandepá, onde ocorreu uma das batalhas entre brasileiros e paraguaios no episodio que ficou conhecido por “Retirada da Laguna”, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança.

A Coordenação do curso agradece à Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã pelo apoio que viabilizou a viagem dos alunos. Também à Prefeitura de Bela Vista pelo atendimento na chegada da turma àquela cidade.

pontaporainforma