Alunos de Ponta Porã aprendem sobre saneamento

A Sanesul de Ponta Porã recebeu a visita de 44 alunos da Escola Mappe nesta terça-feira (19). A visita foi coordenada pelo técnico em saneamento básico, Valdemar Couvelo de Andrade, que acompanhou e orientou os jovens visitantes, junto de seus professores.

Os alunos conheceram a unidade e aprenderam sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Também foi apresentado vídeo educativo sobre saneamento básico. “Eles gostaram muito. Ainda esclareci o que foi passado no vídeo”, comentou o funcionário.

Em seguida, Valdemar explicou sobre as etapas do tratamento de água e de esgoto, através de slides contendo fotos e informações dos sistemas de tratamento da Sanesul. “Salientei a importância de evitar o desperdício da água e de como se deve utilizar e preservar a rede de esgoto”.

Para melhor aprendizagem do conteúdo, os alunos foram levados para conhecer as dependências da unidade, como o poço subterrâneo e o reservatório do pátio.

“Eles conheceram in loco, e expliquei como a água bruta é captada e chega tratada até as casas pelas redes de distribuição”, falou Valdemar. Os alunos também receberam a cartilha pedagógica ‘Brincando e Aprendendo com a Sanesul’ e copos de água envasada pela empresa.

“É gratificante poder propiciar aos alunos e professores mais conhecimentos sobre a importância do saneamento básico para o meio ambiente e para a saúde da população, e também colaborar com o desenvolvimento do ‘Projeto Água’, da Escola Mappe”, contou o funcionário. O projeto incentiva a conscientização dos alunos sobre recursos hídricos e o meio ambiente.