Alunos da Escola Beracy Brunet tem aula prática sobre emissão de RG em delegacia de Jardim

Alunos do 1º ano da Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa estiveram na tarde desta quinta-feira, 15, visitando o Posto de Identificação localizado na Delegacia da Policia Civil, em Jardim. Eles estiveram acompanhados da Professora Kelly de Souza Figueiroa e da Inspetora de alunos, Eva Marli, oportunidade em que receberam todas as informações e explicações referentesà cédula de identidade, o ‘RG’, pela Perita Papiloscopista Talita Carbonera de Santi.

 

Os alunos puderam conhecer todo o procedimento para tirar uma identidade que hoje em dia se usa, alémdo sistema de biometria para identificar e gravar as digitais. Obtiveram também uma breve explanação sobre um dos documentos mais importante do cidadão, a identidade. 

 

Cédula de identidade

 

A cédula de identidade, também conhecida popularmente por carteira de identidade ou RG (de Registro Geral), é o documento nacional de identificação civil no Brasil. Ela contém o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular.

 

Sua emissão é de responsabilidade dos governos estaduais, entretanto a cédula de identidade tem validade em todo território nacional. É interessante notar que não existe restrição legal à solicitação de outra cédula num outro estado da Federação, bastando ir à repartição expedidora, levando a documentação necessária, e solicitá-lo. Assim é possível que o cidadão tenha mais de um documento de identidade de estados e numeração diferentes, todos totalmente válidos em todo o país.

 

Todas as pessoas possuem uma nacionalidade, o número de habitantes aumenta a cada dia e para uma regularização eficiente foi criado RG, que significa registro geral. Cada cidadão tem um número que corresponde ao nome e local de nascimento, é a sua identidade pessoal, todos os locais em que frequentar será reconhecido como cidadão brasileiro. 

 

O RG é um documento importante e individual, expedido em qualquer idade pela secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, responsável pela identificação civil e criminal no Estado. Nota-se que pela Lei Federal 12.687 de 18.07.2012 torna gratuita a emissão da 1ª via da carteira de identidade, mas aqui no MS o governo estadual pediu um prazo para se adequar a referida Lei, sendo que por enquanto o documento é cobrado.

 

O cidadão que for tirar a identidade em Jardim procure a Policia Civil – Unidade Regional de Perícia e Identificação – URPI Jardim – Avenida Fernando Aranha nº 1055, Vila Major Costa. Telefone: (67) 3251-6100.

 

 

 

 

  Fonte: Paulo Abílio