Alerta de desastres chegarão a sul-mato-grossenses via SMS a partir de janeiro

A partir do dia 15 de janeiro de 2018, os sul-mato-grossenses passarão a receber alertas de desastres naturais via SMS. O prazo foi divulgado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que atuará em parceria com a Defesa Civil. O serviço visa agilizar medidas preventivas que garantam a segurança da população.
“O cidadão comum vai receber onde estiver os alertas que nós recebemos e repassamos às coordenadorias municipais para depois chegar à sociedade. Com essa diminuição no tempo dos avisos, quem estiver em áreas de risco já poderá tomar as medidas preventivas”, explica o tenente-coronel Fábio Catarinelli, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.
Conforme o Cenad, as mensagens serão enviadas assim que identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais. “Atualmente essas informações já estão disponíveis, mas o cidadão tem que buscar na internet. Com o serviço as receberá diretamente no telefone, o que vai ajudar a tomar desde providências mínimas como tirar uma roupa do varal a medidas mais intensas como recolher os animais que estejam no campo”, detalha Catarinelli, sobre a utilidade da medida na rotina da população.
Para ter acesso aos alertas via celular, basta responder ao SMS que será enviado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a partir de 15 de janeiro. A mensagem terá o seguinte conteúdo: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.
Ao receber a mensagem e responder com o CEP, o cidadão estará apto a receber os alertas e poderá, inclusive, cadastrar mais de um endereço para notificação, podendo descontinuar os avisos quando quiser.
Integração – Com sistema semelhante operando em mais de 20 países, os alertas via SMS tiveram início no Brasil em fevereiro deste ano com projeto-piloto em 20 municípios de Santa Catarina. No mês de junho, cinco cidades do Paraná passaram a ser atendidas. Em São Paulo, os alertas entraram em funcionamento nesta quinta-feira (16.11).
A próxima etapa de funcionamento está marcada para 18 de dezembro e inclui Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mato Grosso do Sul está incluído no terceiro grupo, que inclui Goiás e Minas Gerais. A previsão do Cenad é que até 19 de março do próximo ano todos os estados brasileiros tenham acesso ao serviço.

 

DANÚBIA BUREMA – SUBCOM