Alcides Bernal deixa Câmara fora da 'festa dos 111 dias'

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), excluiu a Câmara Municipal da comemoração de 111 dias da sua administração que acontece hoje, na Esplanada Ferroviária. O progressista não fez questão nem de mandar o convite para os vereadores participarem do lançamento de pacote de obras e estremece ainda mais a relação do Executivo com o Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB), lembrou que este fato é algo inédito. Nunca antes o Legislativo ficou fora de festividades relacionadas à prefeitura. “Nos outros anos o convite dizia: prefeito, vice e Câmara Municipal convidam”, lembrou. Para o peemedebista, esta atitude de Bernal mostra a falta de vontade dele, em não construir laços com os vereadores.

Desde o início do mandato, o prefeito vive relação tensa com Câmara. Bernal precisa aumentar sua base para ter governabilidade, mas está fazendo o caminho contrário. Quando iniciaram as atividades legislativas, o prefeito contava com apoio de oito vereadores: Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB), Cazuza e Waldecy Chocolate, do PP, os tucanos Professora Rose Modesto e João Rocha, Ayrton Araújo e o líder Marcos Alex, ambos do PT.

Da bancada petista, o ex-governador José Orcírio dos Santos sempre se declarou independente. Agora o progressista perdeu o apoio da bancada tucana. Depois da falta de acordo do PSDB e Bernal, os vereadores se declararam independentes. Para garantir o restante dos aliados, o prefeito prometeu atender a indicações deles o mais rápido possível. Bernal até reuniu vereadores e secretários para viabilizarem as solicitações.

As consequências da falta de aliados vão além das discussões exaltadas nas sessões, em decorrência de irregularidades cometidas pelo Executivo ou por causa de recados do prefeito aos vereadores pelas redes sociais. A Câmara aprovou pela primeira vez moção de repúdio ao prefeito.