Agenda oficial do ex-presidente Lula prevê debates sobre fronteira e economia em MS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje a Mato Grosso do Sul, onde participa às 18h, de encontro sobre a integração latino-americana, promovido pela na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Corumbá. A agenda começa às 18h (horário de MS).

Senadores do Paraguai e Bolívia, países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, devem comparecer ao debate com o objetivo de discutir políticas de integração, logística e políticas públicas para a região fronteiriça.

Também estará em debate na cidade de Corumbá a implantação do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), um dos empreendimentos estratégicos prioritários do Exército. O sistema permitirá o monitoramento de 16.886 quilômetros de fronteira, uma faixa que compreende 27% do território nacional e o seu teste se dará em 650 quilômetros de faixa em Mato Grosso do Sul. O objetivo é evitar a entrada de materiais ilícitos dos países vizinhos, a exemplo de droga e contrabando.

 

 

Amanhã, já em Campo Grande, Lula se reunirá com empresários e comerciantes na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) às 11h. Logo após, às 15h, o ex-presidente recebe o título de cidadão Campo Grandense e Sul-Mato-Grossense no Grand Park Hotel.

Ainda na Capital, o petista participa de encontro com militantes do PT/MS como Paulo Duarte, prefeito de Corumbá, presidente recém-eleito do PT estadual, Marta Araújo, prefeita de Eldorado, e o senador Delcídio Amaral. O encontro acontece no Buffet Ondara às 16h30min. 

TAVANE FERRARESI E JÉSSICA BENITEZ