Açúcar de refrigerantes danifica o cérebro, segundo pesquisa

O consumo regular de açúcares encontrados em altos níveis nos refrigerantes pode causar transformações no cérebro, segundo pesquisa. O consumo da bebida a longo prazo levou à hiperatividade e alterações nas proteínas do órgão, características semelhantes às que foram observadas em doenças como câncer e Alzheimer. As informações são do Daily Mail.

A pesquisa foi feita em ratos, mas os cientistas australianos disseram que fornece evidências de que uma dieta açucarada tem consequências graves também nos humanos. “Na maioria das sociedades ocidentalizadas, houve um aumento alarmante no consumo de bebidas adoçadas com açúcar. Para muitos adultos, estas bebidas representam uma proporção substancial de sua ingestão calórica diária. Nossa pesquisa sugere que, a longo prazo, o hábito possa causar mudanças duradouras no comportamento e profunda alteração na química do cérebro”, afirmou a pesquisadora Jane Franklin.

Segundo ela, os ataques cardíacos, diabetes, ganho de peso, ossos frágeis, câncer de próstata, fraqueza muscular e paralisia podem ser consequências de uma dieta rica em refrigerante. Os pesquisadores da Sociedade para a Conferência Anual da Neurociência disseram que “há um grande corpo de pesquisa que analisou as implicações de uma dieta rica em sacarose para a saúde cardiovascular, obesidade e desenvolvimento de diabetes, porém pouco se sabe sobre as consequências para a saúde mental e a função de células do cérebro”. No entanto, Jane reforçou que o consumo da bebida deve ser controlado.