Acolhimento de crianças e adolescentes é destaque em curso promovido pela Sedhast

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e a reflexão nos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes em MS, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) promove a partir da próxima segunda-feira (9.9), o curso de atualização que faz parte do Programa Estadual de Educação Continuada de Mato Grosso do Sul (Conexão SUAS MS).

Conforme informações da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), o curso abrange o módulo introdutório, de atualização e avançado, com duração até a sexta-feira (13.9), totalizando carga horária de 40 horas. A Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPSE), por meio da Unidade de Alta Complexidade (UNAC), estará à frente da execução do curso.

“O Estado de Mato Grosso do Sul possui 69 abrigos institucionais para crianças e adolescentes, 14 Casas-Lares e 12 Serviços de acolhimento em família acolhedora, distribuídos entre 65 dos seus 79 municípios, conforme o Censo SUAS 2018 e contempla a segunda maior comunidade indígena do país, demandando a necessidade de refletir e ofertar serviços adequados à sua especificidade cultural”, explica a coordenadora da CPSE, Veridiana Almeida.

Mais de 150 vagas foram ofertadas para técnicos dos 79 municípios do Estado, que por sua vez atuarão como multiplicadores em suas cidades aos demais profissionais da rede socioassistencial.

A qualificação para a elaboração do Plano de Atendimento Individual (PIA) utilizado nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes; aspectos sociais e culturais de crianças e jovens indígenas no acolhimento; a interface do programa primeira infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o acolhimento de crianças e adolescentes; o poder judiciário no processo de acolhimento de crianças e adolescentes e o trabalho infantil no âmbito do SUAS, também constam na programação do curso.

A condução dos temas também conta com a participação de parceiros como o Ministério da Cidadania; Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz/MS e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/MS.

Serviço

Evento: Curso de atualização – acolhimento de crianças e adolescentes.

Data: 09 de setembro, às 8h (abertura).

Local: Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”. Rua André Pace, 630, bairro Guanandi, Capital.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Foto: web