Ações na Penitenciária Estadual de Dourados levam orientações sobre gripe e tuberculose a familiares de internos

No início deste mês, familiares de reeducandos que estão custodiados na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) participaram de ações educativas como parte do projeto “Prisões Livres da Tuberculose” (Fiocruz/Ministério da Saúde/Depen). A inciativa também serviu para orientar sobre a gripe.

As ações foram planejadas e articuladas com a Divisão de Saúde da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen-MS), com a Coordenação do Programa de Imunizações e do Programa de Controle da Tuberculose do município de Dourados, e participação de acadêmicos de medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que integram a Liga de Infectologia. Os trabalhos contaram com a participação de 11 acadêmicos.

De acordo com a apoiadora institucional do projeto no MS, enfermeira Marli Marques, durante as abordagens os familiares foram sensibilizados sobre a vacina BCG aos recém-nascidos, proteção de formas graves e tempo de proteção, havendo necessidade da atenção de todos para o quadro de tuberculose, devido aos riscos decorrentes do contato com doentes, sem tratamento, além dos riscos de levar a doença para os internos, bem como, trazer a doença para fora do estabelecimento penal.

Em relação à gripe, o foco na abordagem foi a vacinação. Todos os grupos eleitos à vacinação foram abordados (idosos, gestantes, crianças menores de 6 anos, puérperas) e questionados sobre a dose necessária. Surpreendentemente a maioria dos abordados não haviam tomado a vacina, uma gestante disse desconhecer a necessidade da vacina, porém comprometeram-se a ir aos postos de vacinação o mais breve possível.

Além disso, também foi esclarecida a importância da vacinação para os grupos alvos da campanha, sobre o risco de levar a doença aos internos que ainda não receberam a vacina, bem como, trazer a doença para a comunidade favorecendo a propagação da doença e risco de complicações, visto a baixa cobertura observada entre os abordados na fila para visita.

Assim como as ações educativas, também foram desenvolvidas atividades lúdicas oferecendo recursos para desenhos e pintura, com o objetivo de entreter as crianças durante abordagem das mães e até a entrada na unidade penal. “Fomos muito elogiados sobre a atividade e recebemos convite para retornarmos novamente com essa ação, além de sugestões das crianças para uso de outros recursos lúdicos”, explicou Marli Marques.

Aspectos positivos

Ao todo, foram abordados cerca de 500 visitantes, entre adultos e crianças, com orientação sobre as duas doenças pulmonares que estão em foco: a gripe e a tuberculose. A abordagem deu ênfase nos principais sintomas e referente à vacina disponível nos postos de saúde.

Com atendimento individualizado, também foi possível oferecer orientações direcionadas para cada caso. Para o público de gestantes além da vacina, outros aspectos do pré-natal e métodos contraceptivos foram abordados. Alguns idosos que rejeitam a vacina também foram identificados e sensibilizados sobre os benefícios da vacina e o risco de complicações após o quadro de gripe.

Portal MS