Acidentes de trânsito registrados online auxiliam o policiamento

Desde 2019, o cidadão sul-mato-grossense conta com o serviço de registro de Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) online. Disponível apenas para acidentes sem vítimas e que não se caracterize crime de trânsito, a plataforma já recebeu 14.292 registros de ocorrências desde quando foi disponibilizada no Estado.

Do total, 7.351 ocorrências foram registradas somente neste ano segundo dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran). O número já é maior do que o registrado durante todo o ano de 2020, quando 6.209 acidentes foram registrados pela internet.

A busca pelo serviço, somada ao registro feito no local ajuda na estratégia de policiamento, segundo destaca o comandante do BPTran, tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento. “Esses boletins on line, junto com o boletim feito no local nos auxiliam muito a colocar as nossas viaturas para fazer policiamento. É baseado na extração de dados desses boletins, junto com os outros que a gente faz a locação das nossas viaturas nas ruas”, disse.

Como fazer?

O comandante explica que a confecção do boletim on line é simples. “Quando a pessoa se depara com o sinistro de trânsito e não tem vítimas, apenas avarias, ela pode, da residência ou do próprio serviço, realizar o boletim on line”, disse.

A plataforma pode ser acessada pelo site da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM-MS), na parte superior do site acessando a opção Cidadão, e clicando em Boletim On line de Trânsito. Pelo site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) também é possível acessar pela opção B.O. On line.

Após o fato relatado, o boletim será verificado pela equipe do Batalhão de Trânsito e, se faltar algum dado, a equipe entrará em contato com o cidadão. A validação do boletim será encaminhada ao e-mail cadastrado no registro. “Se o comunicante tiver dúvidas em como realizar o boletim on line pode entrar no site da PM, na aba do cidadão e logo abaixo no boletim on line de trânsito tem o manual de registro de BOAT on line”, completou Klimpel.

Joilson Francelino, Subcom

Foto: Chico Ribeiro