Ação do Governo do Estado garante reativação do Terminal Ferroviário de Chapadão do Sul

Ampliação do terminal de carga, descarga e transbordo.

A ampliação do terminal de carga, descarga e transbordo e a construção de um armazém com capacidade para 40 mil toneladas de açúcar e milho mudaram o cenário do Terminal Ferroviário de Chapadão do Sul por onde já passam 120 mil toneladas de soja para exportação rumo ao Porto de Santos, com meta de chegar a 2 milhões/ano.

Em meio aos caminhões que chegam para descarregar e as obras, na outra ponta do terminal é embarcado o etanol que atende as Usinas Iaco, de Mato Grosso do Sul, e Serradinho, de Goiás.

Para o titular da Semagro, a reativação é uma ação de Governo que oferece maior competitividade para a produção do Estado, que tem volume de carga suficiente para auxiliar a ALL a operar com sua capacidade máxima.

“Isso foi uma briga grande do nosso governador Reinaldo Azambuja para que a gente tivesse o uso dessa ferrovia no Estado de Mato Grosso do Sul e para isso nós precisávamos de um terminal. E o que nós estamos vendo aqui, o embarque de cento e vinte mil toneladas de soja, este ano, com potencial de dois milhões de toneladas e novas obras, armazém de grãos e nova área de embarque. Isso melhora a logística do Estado de Mato Grosso do Sul, que é o nosso grande propósito. Nós temos que investir em logística para gerar competitividade”, completou o Jaime Verruck durante visita que fez ao terminal, junto do prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug; o presidente da Famasul, Mauricio Saito; o coordenador regional do Governo do Estado, Sebastião de Almeida Filho; e o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, nesta quinta-feira (15.3).

Texto e fotos: Kelly Ventorim – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar