Abordagens Preventivas da Policia Militar Tira de Circulacao Armas de fogo e Municoes Durante o Final de Semana em Dourados

Ações coordenadas da Policia Militar de Dourados, tirou de circulação neste final de semana, três armas de fogo e munições em quatro ocorrências distintas, realizando a prisão de 6 pessoas por porte e posse ilegal de arma de fogo.
Na noite dessa sexta-feira(4), um jovem de 27 anos, morador no Jardim Canaã I foi detido por uma das equipes do GETAM do 3º BPM de posse 9 munições de calibre 32 e 765. O fato ocorreu durante patrulhamento no bairro Canaã I pela rua Álvaro Brandão, quando os militares abordaram um grupo de pessoas não sendo encontrado nada de ilícito, porem ao realizar a checagem de antecedentes daquele grupo, foi constatado algumas passagens de disparos de arma de fogo contra a pessoa do jovem. Os policiais fizeram buscas na residência, previamente autorizado pelo acusado que é o proprietário da casa, sendo encontrado dentro do guarda roupa do acusado 1 coldre e ainda 7 munições de calibre 32 e 2 munições calibre 765. Diante dos fatos o acusado foi encaminhado à DEPAC onde o caso foi registrado como posse irregular de arma de fogo.
Já na madrugada desse sábado(5), Luana Marques de Alencar (20) moradora no Jardim Ubiratan e Gustavo Ramos David (18) morador no Jardim Santa Brígida em Dourados, foram presos por porte ilegal de arma de fogo na posse de um revólver calibre 38. Policiais militares da Rádio Patrulha do 3º BPM estavam realizando o patrulhamento preventivo por volta das 2h desse sábado quando parou uma motocicleta que tinha Gustavo como piloto e Luana como garupa, por estarem transitando por cima de uma calçada na rua Balbina de Matos no Jardim Maringá. Ao ser dada a ordem de parada, Gustavo passou um volume para que Luana segurasse, sendo identificado como um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. Luana relatou aos policiais que a arma de fogo seria usada contra um a pessoa a qual teria tido uma desavença na semana passada na área central da cidade. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados até a DEPAC ondem foram autuados pelo crime de Porte Ilegal de arma de fogo.
Na noite desse sábado(5) policiais militares do GETAM do 3º BPM, fizeram a prisão de Jean Nunes dos Santos(24) morador na Vila São Braz e de Wellington dos Santos Miranda(26) mas conhecido no mundo do crime como “chaveirinho”, logo após terem sido flagrados realizado disparos de arma de fogo contra uma lanchonete localizada nas Chácaras Califórnia região do Parque das Nações em Dourados. O fato ocorreu por voltas 21hs, quando os militares realizavam o patrulhamento pela rua Ramão Osorio seguindo para a linha do Potreirito, se deparando com os acusados em uma moto de Honda cg 150 Titan de cor preta com a placa encoberta por uma sacola plástica, efetuando disparos de arma de fogo contra pessoas que estariam comercio local denominado “Mercearia Floresta”. Os policiais começaram a fazer o acompanhamento tático para a abordagem dos acusados, sendo que neste momento, a pessoa que estava na garupa, posteriormente identificado como Welintgton “chaveirinho”, passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais, sendo que ao tentar se esquivar dos disparos, um dos policiais acabou caindo com a motocicleta. O policial foi assistido de imediato por um dos companheiros, sendo que o outro policial continuou o acompanhamento e também foi vítima de disparos por parte do “garupa” da motocicleta, sendo que neste momento foi rechaçada a agressão com disparos que vieram a atingir o tanque da motocicleta, tendo os acusados perdido o controle e caído as margens da via. Durante a fuga, os acusados tentaram “dispensar” o revolver da marca Smit Wesson calibre 38 com 6 munições deflagradas que foi recuperado pela equipe policial juntamente com mais 6 munições intactas. Foi apreendido ainda com um dos acusados a quantia de R$ 1215,00 em dinheiro e dois aparelhos celulares. Os acusados foram encaminhados a DEPAC de Dourados, tendo o fato sido registrado como tentativa de homicídio contra os policiais, sendo autuados em flagrante pelo crime.
A última ocorrência de porte ilegal de arma de fogo ocorreu na madrugada dessa segunda (7), onde policiais da Radio Patrulha do 3º BPM, fizeram a prisão de Alexsandro Vilhalva da Silva Varela (30), morador no Jardim Itália em Dourados, de posse de uma arma de fogo próximo a uma danceteria no centro de Dourados.
Conforme boletim de ocorrência, a equipe policial foi acionada por volta dados 00:30hs para atender uma denúncia que relatava que um indivíduo com as características do acusado estaria ameaçando as pessoas que entravam e sai da danceteria de posse de uma arma de fogo. No local os policiais abordaram Alexsandro na esquina das ruas Albino Torraca e Weimar Gonçalves Torres e consigo não foi constatado nada de ilícito, entretanto em uma varredura nas proximidades do acusado, foi localizado no “pé” de um poste de energia, um revolver da marca Taurus calibre 38 carregado com 3 munições. O acusado negou a posse da arma, mas como a denúncia o descrevia de forma bastante positiva seu estereótipo foi conduzido até a DEPAC de Dourados, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Segundo o comandante da PM em Dourados, o Tenente Coronel Carlos Silva, o planejamento operacional privilegia a repressão desse tipo de crime através da abordagem policial.
*“A técnica policial utilizada nas abordagens preventivas em todas as áreas da cidade de Dourados, são a principal forma de combater esse tipo de crime e também os crimes correlacionados como roubos e homicídios, uma vez que as pessoas que normalmente são presas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, estariam arquitetando crimes como esses.” Conclui o comandante.*

Assecom 3* BPM