A importância dos cuidados com a higiene íntima da mulher

A saúde feminina exige diversos cuidados: com os cabelos, a pele e o corpo. A mulher contemporânea está envolvida numa rotina intensa, e dela são exigidas eficiência e flexibilidade. A higiene íntima está totalmente ligada à saúde como um todo. Por isso é tão importante dispor de produtos adequados que possam ajudá-la em todos os momentos do dia. Manter a região íntima saudável é essencial para manter o corpo livre de desconfortos e doenças, explica a Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, doutora Maria Auxiliadora Budib. “O cuidado com o corpo e a busca do equilíbrio psicoemocional elevam a autoestima de todo ser humano, eleva a imunidade e protege o indivíduo de infecções, viroses e também de quadros depressivos”.

Mesmo com toda a informação disponível e a atenção do profissional em ginecologia, pesquisas na área e produtos especialmente pensados para o cuidado com a região íntima da mulher, o assunto ainda é uma espécie de tabu. Muitas mulheres possuem dúvidas antigas, mas se sentem desconfortáveis ou envergonhadas de perguntar sobre a melhor forma de manter a saúde em dia. Além do tabu, existem os mitos, que nunca são esclarecidos plenamente e de forma descomplicada.

A mulher não desassocia sua flora vaginal do restante de seu corpo, mas muitas vezes acaba cuidando dela inadequadamente por questões puramente envoltas de timidez ou falta de esclarecimento. Falar com franqueza, trazer a informação com clareza pode contribuir para que as mulheres saibam como se cuidar, e assim, evitem comprometer a saúde do corpo inteiro apenas por negligência resultante de dúvidas ou tabus.

A região íntima feminina é um local que não depende somente da imunidade natural do corpo para se manter saudável, pois é diretamente afetada por fatores externos e a própria situação em que a mulher se encontra cotidianamente. “A flora vaginal é colonizada por lactobacilos e bactérias que formam uma “barreira” contra microorganismos externos e possui um pH ideal. Eliminar estes bacilos pode ser prejudicial à saúde feminina. Não interferir no pH é a primeira medida para prevenção de doenças e manutenção da saúde íntima”, afirma a médica.

Na hora de fazer a higiene íntima, a escolha do sabonete específico é tão importante quanto o conhecimento sobre o próprio corpo. A novidade no mercado são os sabonetes íntimos e os lenços umedecidos Higeia, da Natura Cosméticos. A versão em lenços é perfeita para carregar na bolsa e prática para uso ao longo do dia. O lançamento da Natura vem ao encontro das necessidades atuais da mulher moderna diante de um mercado ainda com poucas opções de produtos.

Segundo a Dra. Maria Auxiliadora Budib, os lenços umedecidos foram pensados para situações em que a mulher possa manter-se limpa e confortável em qualquer momento do dia. “A higiene íntima precisa ser realizada constantemente, não apenas durante o banho, mas sim também fora de casa. Muitas mulheres passam horas sentadas no trabalho ou no trânsito, e a região da virilha muitas vezes fica abafada. Os lenços ajudam a manter a higiene mesmo com a correria comum do dia-a-dia, dando a sensação de frescor e higiene do pós-banho.”

Para manter a higiene íntima em dia, siga algumas dicas:

• Mantenha a região íntima limpa para evitar a proliferação de germes e maus odores.

• Quando não puder utilizar água e sabonete Natura Higeia, utilize os lenços umedecidos para fazer a higienização.

• Evite o uso do sabonete comum na região íntima, pois ele desequilibra o ph natural, deixando a região vulnerável a alergias e doenças.

• Dê preferência para calcinhas de algodão.

• Evite o uso de roupas apertadas.

• Durma sem calcinha ou com roupas folgadas.

• Evite permanecer com biquíni ou calcinha úmida por muito tempo.

• No período menstrual, troque o absorvente a cada 4 horas.