Prefeito Hélio recebe presidente do TRE-MS

?

O prefeito Hélio Peluffo recepcionou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), desembargador João Maria Lós em audiência no Paço Municipal, visando tratar da realização do recadastramento biométrico em Ponta Porã. São mais de 63 mil eleitores, dos quais uma pequena porcentagem já efetuou o cadastro biométrico.

A parceria entre prefeitura, Tribunal Regional Eleitoral e o Exército Brasileiro, através do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, proporcionará estrutura para a efetivação do trabalho em todo o município.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) fará a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório em dezoito cidades do estado. Somados, o eleitorado dessas localidades corresponde a 532.567 eleitores. O não comparecimento acarreta o cancelamento do título de eleitor.

No decorrer do ano, os trabalhos serão divididos em quatro etapas. A primeira será em Ponta Porã e Selvíria. Na fronteira com Paraguai, a revisão começa em 11 de março próximo e termina em 30 de maio.

A segunda etapa abrangerá as cidades de Alcinópolis, Anaurilândia e Miranda entre os meses de abril e junho. Três Lagoas, Aral Moreira, Corumbá, Ladário, Dourados e Itaporã terão os eleitores revisados durante a terceira etapa, iniciando em junho de 2019 e terminando em março de 2020. A última etapa, entre outubro e dezembro de 2019, será realizada nas cidades de Bataguassu, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Coronel Sapucaia, Antônio João e Terenos.

O Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, ressalta que os eleitores não esperem pelo início da obrigatoriedade para buscarem o atendimento. “Os eleitores dessas cidades não precisam esperar o início da revisão para se recadastrarem, pois os cartórios já estão realizando os atendimentos. Com isso, o eleitor pode evitar transtornos e longas filas”.

Lembrando que o comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento da biometria é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância da realização do recadastramento biométrico como forma de avançar na estrutura eleitoral do país, fortalecendo cada vez mais a democracia.

Além do Prefeito, Hélio Peluffo, participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio, vereadores Neli Abdulahad e Edevaldo Barbosa, juízes Eleitorais de Ponta Porã, Tatiana Decarli e Adriano da Rosa Bastos.