45 das 50 cidades mais violentas do mundo estão na América

Quando pensamos em violência, temos tendência a pensar que as cidades mais violentas do mundo estão na África (por causa da pobreza extrema) ou na Ásia (por causa das guerras no Iraque e no Afeganistão).

 

 

No entanto, segundo um estudo de uma ONG mexicana, 45 das 50 cidades mais violentas do mundo estão nas Américas.

 

A cidade mais violenta do mundo é San Pedro de Sula, em Honduras, com 159 homicídios por cada 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, a cidade iraquiana de Mosul, em situação de guerra, é apenas a 44a colocada no ranking, com uma taxa quase cinco vezes menor: 35 homicídios para cada 100 mil habitantes.

 

41 dessas cidades estão na América Latina. Das 10 primeiras colocadas no ranking, cinco estão no México. Outras cinco, na Colômbia.

 

 

 

O tráfico de drogas é a explicação para tanta violência na América Central e do Sul: Honduras, Guatemala, El Salvador, Panamá, Porto Rico, Jamaica e Venezuela têm cidades entre as mais violentas do mundo. Quatro dessas cidades estão nos EUA.

 

 

 

Mas o país com mais cidades no ranking é o Brasil. São 14 cidades brasileiras entre as mais violentas do globo. Maceió, em 3o lugar na lista, tem 135 homicídios por 100 mil moradores: uma taxa quatro vezes maior que a da cidade iraquiana.

 

 

 

Fora das Américas, além de Mosul, há quatro cidades sul-africanas. A desigualdade e os resquíscios do regime racista explicam a violência no país mais rico da África.