3ª Caminhada contra Violência marca ´Mês da Mulher´ em Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, desenvolverá durante todo o mês de Março, intensa programação alusiva ao dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Nesta quinta-feira, dia 07, ação social na Aldeia Lima Campo marcou a abertura de intensas atividades a serem desenvolvidas durante todo o mês.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres desenvolve a programação de forma a mobilizar as ações visando fortalecer a política direcionada às mulheres em todos os setores. A agenda acontece durante todo o mês.

A secretária Vera Lúcia e o prefeito Hélio Peluffo convidam todas as mulheres a participar da programação alusiva ao “Mês da Mulher”, sempre tendo como objetivo o fortalecimento das políticas públicas direcionadas às mulheres em todos os níveis e setores da sociedade. Na abertura da programação, a prefeitura de Ponta Porã levou atendimentos diversos na aldeia Lima Campo, com equipe das secretarias de Saúde e Assistência Social efetuando atenção aos moradores da localidade.

Na sequência, neste dia 08, acontece palestra motivacional às 07h para comerciárias e mulheres associadas à Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP). Ainda neste dia 08, às 17h, acontece a 3ª caminhada pelo fim da violência contra a mulher, com concentração em frente ao Paço Municipal. Neste sábado, dia 09, no Centro de Convenções a partir das 08h, acontece palestra sob o tema “Em busca de sonhadores”.

Na terça-feira, dia 12, às 16horas acontece sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores. Já no dia 17 está prevista a 2ª Corrida pela Saúde da Mulher, com saída às 16h e chegada no Parque nos Ervais.

O 2º Festival de Talentos Femininos acontece também no Parque dos Ervais, com tendas de estética, saúde da mulher e apresentações diversas. Paralelo a essa programação, acontece rodas de conversas com mulheres, sendo dia 26 de março às 14h no distrito de Sanga Puitã, dia 27 a partir das 14h no distrito de Nova Itamarati, dia 28 no CRAS Salgado Filho e no dia 29, encerramento com reunião no CRAS Marambaia.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos. A programação especial alusiva ao ´Mês da Mulher´ em Ponta Porã é aberta ao público e a população está convidada a participar.

Fonte – pontaporainforma