28 de Maio – Dia Internacional do Brincar

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatidade, exploração e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.

Como celebrar No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:

-Jogar jogos tradicionais ao ar livre -Brincar em parques infantis -Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos -Incentivar brincadeiras nas escolas -Pegar nos brinquedos de criança -Fazer um piquenique com as crianças

Origem da data A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

Tema Todos os anos é escolhido um tema para a celebração da data. “Brincar para todas as idades” é o tema de 2016 e “Brincar é divertido” foi o tema de 2015.

Fonte: Calendarr